O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta segunda-feira (26) a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para videogames, que será publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (27).
Em uma live há duas semanas atrás Bolsonaro anunciou que reduziria os impostos dos jogos eletrônicos.
“(a) de 40% para 30%: consoles e máquinas de jogos; (b) de 32% para 22%: de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela; (c) de 16% para 06%: máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes”, escreveu o presidente brasileiro.
Essa já não é a primeira vez que o Bolsonaro faz seu aceno para os gamers, universo do qual seu filho Renan Bolsonaro está inserido.
Em 2019 o presidente Bolsonaro reduziu as alíquotas do IPI sobre consoles e máquinas de jogos de vídeo de 50% para 40%. O decreto ainda tratou da redução do IPI para partes de acessórios de consoles e das máquinas de jogos de vídeo, no qual as imagens são reproduzidas em uma televisão. A alíquota passou de 40% para 32%.
Um estudo realizado pela consultoria Newzoo concluiu que o mercado de jogos eletrônicos movimenta US$ 1,5 bilhões por ano somente no Brasil, ou seja, o dobro de uma década atrás. O país é o 13º maior mercado de games do mundo, mas segundo algumas projeções o nosso país poderá estar entre os 10 primeiros num futuro próximo.